O Arcebispo de São José, Dom Hugo Barrantes Ureña, lamentou que alguns educadores tenham perdido a mística da docência, e pelo contrário pensem mais no dinheiro que ganharão e não no estudante que formarão”.

“A maioria dos educadores têm uma grande mística, mas alguns perderam sua mística, seu espírito de serviço, seu entusiasmo por educar aos estudantes”, anotou o Prelado durante um encontro de chefes dos diferentes departamentos das direções regionais do Ministério de Educação Pública.

Dom Barrantes convidou aos professores costa-riquenhos a “lhe dar uma alma a nossa sociedade, no projeto por construir uma sociedade mais justa e solidária, para semear dessa maneira, porque depois outros colherão”.

“Descobrimos que o futuro da humanidade depende da educação. Esta abre oportunidades, porque entre menos educação, mais delinqüência e menos pobreza. Se trata de fazer uma aliança para construir uma Costa Rica mais justa e solidária, onde o direito à educação, se torne real, porque há muitos excluídos ainda”, anotou.