A agência católica SIR publicou uma nota em que defende ao Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) de alguns ataques de Europarlamentarios e exige o afastamento dos mesmos.

Os legisladores italianos de Rifondazione comunista, Agnoletto e Catania; e Frassoni, dos verdes, assinaram uma moção “anti-Bagnasco” no Europarlamento em meio de um debate sobre a “homofobia”, ataque ante o qual SIR precisou que “está bem minimizar e cristianamente ter as considerações que merecem, quer dizer nenhuma, pelas argumentações propagandísticas e verdadeiramente anticlericales de um punhado de facínoras”.

“Está bem opor-se ao falso, às falsificações, a desinformación, à propaganda que ainda hoje (em pleno século XXI) define-se ‘comunista’, da realidade dos fatos e as palavras. Mas o risco é que de tanto ouvir-se, a falsidade gere ódio e provoque conseqüências imprevisíveis”, prossegue a nota.

Portanto, prossegue SIR, “é hora de dizer ‘basta’. Dizê-lo com o tom do Dom Bagnasco, calmo e firme, sereno e decidido. Dizer ‘basta’ com resolução e firmeza”.

“Dizer ‘basta’ a estes ataques significa ao mesmo tempo assegurar que todos, não só os católicos, continuem falando com paixão e com esforço dos grandes temas –a família, a vida, a verdade e a justiça– sobre os que Dom Bagnasco inaugurou sua presidência da CEI, em plena coerência com o magistério do Papa e na continuidade do testemunho das Igrejas na Itália”, acrescenta.

“É a ‘libertas ecclesiae’ (liberdade da Igreja), que hoje se converte em exemplar, precioso recurso para os países e para a mesma a Europa”, precisa o texto.

“Siga o Parlamento europeu este caminho, o do ‘diálogo estruturado’ com as Igrejas, indicado no tratado constitucional, e descobrirá não só os esquemas de ideologias enganadas pela história, laicista ou comunista, mas também a realidade das coisas, a experiência elementar de vida, um grande patrimônio, que é responsabilidade e dever de todos na Itália como na Europa, fazer crescer e desenvolver, pelo bem de todos”, finaliza a nota.