Na extensa carta dirigida aos participantes de diversas religiões reunidos em Milão de 5 a 7 deste mês  no Congresso “Religiões e Culturas: A coragem de um novo humanismo”, o Papa João Paulo II assinalou que a proximidade de 11 de setembro –data dos atentados contra as torres gêmeas em Nova Iorque- deve motivar o desejo da paz mundial.

“Dentro de poucos dias recordaremos aquele terrível 11 de setembro de 2001 que levou a morte ao coração dos Estados Unidos.  Já passaram três anos e desde esse dia, infelizmente, o terrorismo parece aumentar suas ameaças de destruição”, diz o Papa Papa.

“Não há dúvida de que fazem falta firmeza e decisão para combater os agentes da morte”,  adiciona a carta; mas adverte que “ao mesmo tempo, entretanto, deve-se fazer todo o possível para erradicar tudo o quanto pode favorecer esse terror, em particular a miséria, o desespero, o vazio dos corações”.

“A violência  gera sempre violência”, conclui o Santo Padre. “A  guerra é sempre uma derrota: uma derrota da razão e da humanidade. Que a humanidade encontre o fôlego cultural e espiritual que a leve a proibir a guerra! Sim, nunca mais a guerra!”.