Em uma mensagem enviada aos participantes de um seminário sobre mudanças climáticas e desenvolvimentoo Papa Bento XVI pediu incentivar estilos de vida que respeitem a criação como um meio eficaz para proteger o meio ambiente.

No telegrama, assinado pelo Secretário de estado Vaticano, o Santo Padre pediu “incentivar a busca e promoção de estilos de vida, e modelos de produção e consumo, que respeitem a criação toda” e ao mesmo tempo respeitem “as reais exigências do progresso sustentável dos povos, levandodo em conta o destino universal dos bens, como foi repetidamente salientado pela Doutrina Social da Igreja”.

Do mesmo modo, parabenizou a realização de um seminário que aprofunde “problemáticas de vital importância ambiental, ética, econômica, social e política que têm repercussões sobre tudo nos setores mais fracos da sociedade”.

O seminário internacional “Mudanças climáticas e Desenvolvimento” se desenvolve hoje e amanhã no Vaticano, organizado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz. Tem a finalidade de encontrar, de forma equilibrada e veraz, uma síntese entre a proteção do ambiente e as exigências do desenvolvimento, e reuniu 80 estudiosos e peritos procedentes de 20 países.

Ao inaugurar o seminário, o Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino, desejou que “em um clima de serenidade e compostura, esta reunião favoreça um intercâmbio frutuoso de experiências, um diálogo profundo e uma busca desinteressada”.