O Nuncio apostólico em Cuba, Dom Luigi Bonsái, afirmou que a Igreja no pais “poderá colaborar tanto melhor ao bem comum da pátria quanto mais estiverem as relações Igreja-Estado fundamentadas sobre principios de autonomia e de respeituosa e sadia colaboração.

Assim o inidicou o Prelado durante a recepção na nunciatura pelo segundo aniversário do Pontificado de bento XVI. Ä Igreja católica em Cuba se sente em plena sintonia com o augúrio de sua Santidade Bento XVI sobre as legítimas aspirações de todos os habitantes desta Formosa ilha na edificação do bem comum da pátria”, precisou.

“Que o Señor abençoe o papa bento XVI, que abençoe Cuba, as suas autoridades, à recuperação do presidente Fidel, que abençoe a todos os cubanos”, disse Dom Bonsái e lembrou depois a exortação do Servo de Deus João Paulo II na sua visita em 1998 para que “Cuba se abra ao mundo e o mundo se abra a Cuba”, reiterada por Bento XVI.

Assistiram também o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega Alamino: o Presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular de Cuba, Ricardo Alarcón e o Vice chanceler, Eumelio Caballero, entre outros.