Em 2002 foi decretado feriado municipal no Rio de Janeiro, e as comemorações pelo santo iniciaram muito cedo. No centro do Rio a primeira missa foi às 5h, onde muita gente teve que participar da missa do lado de fora da Igreja dedicada a São Jorge, pois o interior estava lotado.

Foi pendurada uma faixa na torre da igreja pedindo paz, e antes da missa houve uma banda que tocou o Hino Nacional Brasileiro e a musica Cidade Maravilhosa. Além disso, houve uma queima de fogos.

Na Avenida Presidente Vargas foi montado um altar onde haverá missas de hora em hora, terminando às 16h. A procissão será no dia 29 de abril este ano.

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas para festa de São Jorge na Igreja de São Jorge em Quintino. A procissão será às 16h chegando à paróquia do bairro. A ultima missa será às 18h.

Na Baixada Fluminense também começaram a comemorar desde cedo. Haverá missas e às 13h um almoço para os fiéis devotos de São Jorge. A benção com a espada de São Jorge será às 16h, e a missa de encerramento às 19h com a bênção da capa do santo seguida de uma procissão.

A cada ano aumentam os devotos de São Jorge, conhecido como Santo Guerreiro, pois o Rio de Janeiro tem passado por muita violência, fazendo com que os fiéis busquem por sua proteção e auxilio.