O Arcebispo de Mercedes-luján, Dom Rubén Di Monte, destacou que "a verdadeira educação abrange todo o ser, e todo o período da existência acessível ao homem. É o desenvolvimento harmonioso das faculdades físicas, mentais e espirituais".

"Todo verdadeiro conhecimento e desenvolvimento tem sua origem no conhecimento de Deus. O amor, base da criação e da redenção, é o fundamento da verdadeira educação. Por isso a escola, sendo muito importante é só uma etapa no caminho da educação que dura toda a vida", disse o Prelado em sua homilia de uma Missa com motivo do início das atividades da Junta Regional de Educação Católica.

Depois de exortar aos colégios católicos a que "alentem todas as sensibilidades e sem nenhum tipo de discriminação", cresçam "em identidade, assumindo e vivendo o que pregam", Dom Di Monte urgiu a pregar com o exemplo. "Como os alunos perceberão o valor da Eucaristia dominical, o 'viver segundo no domingo' que dizia Santo Inácio de Antioquia distinguia aos cristãos e que nos recorda o Santo Padre em sua exortação apostólica 'O Sacramento da caridade', se os pais e professores ou professores não vão a Missa?", questionou.

Do mesmo modo, o Prelado reiterou que "o amor é o fundamento da educação", e afirmou "o amor à própria cultura, a própria tradição, o amor a quem devemos ajudar a educar-se, sobre tudo o amor a Deus, deve ser o motor invisível que nos ajude a realizar a tarefa educativa com consciência e entusiasmo".

"Não é fácil, a educação supõe abnegação, preocupação e responsabilidade. As famílias e a sociedade muitas vezes não acompanham nesta tarefa. Mas não terá que desanimar-se. Se formos responsáveis na tarefa educativa todos sairemos beneficiados", concluiu.