O Presidente da Comissão de Família e Defesa da Vida da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom José Antonio Eguren, expressou sua "esperança que na V Conferência na Aparecida a família apareça como uma prioridade em nosso trabalho evangelizador e apostólico".

Em entrevista a ACI Digital, o Prelado, quem forma parte da delegação peruana que viajará ao Brasil, assinalou que embora na América Latina se mantenha "o sentido forte de família", é verdade também que ela "está seriamente ameaçada e temos que protegê-la muito mais". Nesse sentido, chamou a fazer todo o possível por fortalecê-la para que siga sendo "um cenáculo de fé e amor, um santuário da vida".

"Com uma família sã, onde realmente se viva a dimensão plenificadora do amor (...), repercute para o bem da sociedade como tal", afirmou. O também Arcebispo de Piura recordou que as "famílias autenticamente cristãs" são "sementeiras de fé" e garantia de abundantes vocações.

Dom Eguren assinalou que existe "uma realidade muito formosa" para que Cristo esteja ao "centro das relações familiares", que é que "nossos lares sejam muito marianos", porque "a presença da Virgem sempre atrairá a presença de seu Filho".

Oração e ação para defender a vida

Por outro lado, o arcebispo peruano expressou sua preocupação pelas pressões que fazem as organizações abortistas, às quais qualificou de "internacional da morte", para legalizar o aborto na América Latina.

Por isso, exortou aos católicos a recorrer à oração, que "deve ser sempre o primeiro recurso de um fiel", para que "todas estas manobras que procuram legalizar a morte –porque o aborto é um crime, é um assassinato-, não prosperem".

Dom Eguren também chamou à "ação decidida, quer dizer, nos organizar, nos fazer sentir" para desbaratar as manobras abortistas. Indicou que "muitas vezes são importantes escritos públicos, edição de programas áudios-visuais que defendam a vida humana". Afirmou que desta maneira "vamos obtendo também sensibilizar à opinião pública em torno deste tema" e damos os argumentos necessários para defender a vida.