O Cardeal Camillo Ruini, Vigário Geral do Papa para a diocese de Roma, afirmou que o Espírito de Deus e os homens que representam à Igreja, em especial o Santo Padre, "estão em profunda sintonia".

O Cardeal italiano disse que esta sua convicção vem "de quando era menino, –em minha paróquia em Sassuolo e em seguida estudante em Roma, na Universidade Gregoriana– etapa em que absorvi, pode-se dizer, este profundo convencimento que guiou toda minha vida e que foi muito importante, acredito, também para meu trabalho como cardeal vigário, de vigário do Papa".

Em entrevista concedida a Rádio Vaticana para falar sobre seus livros, "Ao seguimento de Cristo. João Paulo II o Servo dos Servos de Deus" e "Verdade de Deus e verdade do homem. Bento XVI e as grandes perguntas de nosso tempo", o Cardeal Ruini também disse estar convencido de que "o espírito em primeiro lugar se expressa através destes homens, que são o vértice" da Igreja. "Por isso, pude servir a estes papas do íntimo do coração, com uma convicção profunda que vinha desde minhas raízes".

Por sua parte, o Reitor da Pontifícia Universidade Lateranense, Dom Rino Fisichella, comentou que o Papa "leva sempre consigo a grande missão que Jesus confiou. É a missão que foi confiada que é confirmar aos irmãos na fé e ser para todos, sinal de unidade".

Ao falar do pontificado de Bento XVI, indicou o que caracteriza "sua capacidade de comunicar os conteúdos mais difíceis com uma linguagem simples, uma linguagem que chega ao coração de todos. Isto explica por que temos a capacidade de nos encontrar com um Santo Padre cujas catequeses, cujos ensinamentos são verdadeiramente seguidos".

"Não só isso, mas basta ler seu livro Jesus de Nazaré, que em um só dia vendeu milhares de cópias. Isto quer dizer que se encontra nele não só o pastor e o guia mas também o pastor inteligente que sabe traduzir e dar força aos conteúdos mais difíceis de nossa fé", indicou.