A Confederação Católica Nacional de Pais de Família e Pais de Alunos (CONCAPA), anunciou que promoverá a objeção de consciência para a disciplina de Filosofia e Cidadania, "com o fim de preservar nossa liberdade de consciência, opinião e expressão".

"Desde o CONCAPA nos tememos que o Ministério de Educação e Ciência pretenda criar um 'globo sonda' e ocultar que vai se ministrar obrigatoriamente a Educação para a Cidadania aos alunos de Bacharelado através da disciplina Filosofia e Cidadania, que o Ministério já indica de que terá conteúdos de filosofia moral", expressou através de um comunicado.

No texto, manifestou que "em um Governo que devesse lutar por ampliar as liberdades do cidadão, sente falta se a possibilidade de ter incluído uma cláusula de objeção de consciência para os alunos que não desejem cursar esta disciplina. Menos mal que arbitrou o direito de greve dos estudantes que não desejem ir a aula!".

Espanha à cauda da Europa

Por outro lado, o comunicado advertiu que a Espanha está se situando à cauda da Europa em matéria educativa, devido à "genialidade" do Governo e sua nova Lei Orgânica do Sistema Educativo, que desembocou em um "bacharelado descafeinado" onde os alunos se vêem cada vez menos exigidos. "Além de instrução também é necessário formar a estes alunos em valores como organização, disciplina, esforço", recordou.

A CONCAPA disse que "sabido é que o Bacharelado espanhol é um dos de mais curta duração na Europa, mas seria mais coerente e sério aumentar um curso mais nesta etapa para melhorar a formação dos alunos que rebaixar a exigência permitindo permanecer vários anos para aprovar os dois cursos em que se ministra hoje o Bacharelado".

O comunicado completo se encontra em http://www.concapa.org/modules.php?name=Noticias&file=article&sid=167