O Papa Bento XVI cumpre hoje, dia 19 de abril, dois anos de ter sido eleito Pontífice. A ocasião foi celebrada no domingo passado com a Missa solene que ofereceu na Basílica de São Pedro pela Festa da Divina Misericórdia, seu 80º aniversário e este aniversário.

Em declarações à televisão italiana RAI, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, fez um balanço muito positivo deste Pontificado e considerou que a China e América Latina serão suas prioridades neste novo ano como Pontífice.

O Cardeal declarou que o Papa "imprimiu um estilo que dá continuamente as razões de sua esperança. É um Papa rigoroso e claro, com uma grande capacidade de escuta e capaz de dizer a palavra certeira a cada um, como se fosse um amigo de sempre".

Do mesmo modo, indicou que "se todos os pregadores e catequistas imitassem Bento XVI com seu anúncio cheio de alegria, convicção e entusiasmo, acredito que aumentaria no mundo a curiosidade e a sede de conhecimento, mas também a alegria de ser cristão".

Por sua parte, o jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, publicou hoje uma edição especial de dez páginas com textos e imagens em comemoração ao Papa.

Nestes dois anos de pontificado, o Papa publicou uma Encíclica, uma Exortação Apostólica sobre a Eucaristia e realizou cinco viagens pastorais fora da Itália: Colônia (Alemanha), Polônia, Valência (Espanha), Baviera (Alemanha) e Turquia. Além disso já publicou um livro. Este ano viajará ao Brasil em maio e a Áustria em setembro.