O Secretário Geral da Organização de Nações Unidas (ONU), o coreano Ban Ki-moon, convidou o Papa Bento XVI a realizar uma visita oficial à sede desta instituição localizada na cidade de Nova Iorque.

Em um comunicado de imprensa, a Sala Stampa da Santa Sé informou sobre o convite realizado por Ban Ki Moon durante o encontro de 20 minutos que teve com o Santo Padre em sua biblioteca pessoal. Durante a mesma "aprofundaram nos temas de comum interesse, como o reatamento da confiança no multilateralismo e o reforço do diálogo entre as culturas, sem deixar de mencionar situações internacionais que merecem uma particular atenção", indica a nota.

Deste modo conversaram sobre "a contribuição que a Igreja Católica e a Santa Sé podem dar, a partir de sua identidade, meios que são próprios, à ação das Nações Unidas para a solução dos conflitos atuais e alcançar o entendimento entre as nações". Esta visita é um sinal "de avaliação da Santa Sé pelo papel central desempenhado pela organização para manter a paz no mundo e promover o desenvolvimento dos povos", acrescenta o comunicado.

Deste modo explica que o Secretário Geral da ONU "quis visitar santo Padre no marco de suas primeiras viagens efetuadas a África, Europa e Oriente Médio, poucos meses depois de ter tomado posse do cargo, em 1º de janeiro passado, para convidar-lo oficialmente a visitar a sede das Nações Unidas".

Depois da reunião, Ban Ki Moon se encontrou com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Bento XVI se converteria assim no terceiro Pontífice, depois de Paulo VI e João Paulo II, em visitar oficialmente a sede da ONU.