O recentemente falecido Vice Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Dom Luis Robles Díaz, advertiu que quando se confunde a missão da Igreja com metas terrenas, "incluídos os campos político, econômico e social; o Evangelho se torna ineficaz".

Indicou que o fruto principal da V Conferência Geral "deve ser uma renovação intensa na prática pastoral da Igreja", que transmita a certeza de que a esperança se apóia em Cristo e não "em objetivos puramente humanos".

"Seria muito útil que a reflexão esteja orientada sobre tudo à pastoral, pois é o que hoje necessita a Igreja" na América Latina, expressou o Prelado em entrevista concedida à Agência Fides, realizada poucos dias antes de seu falecimento em Roma em 7 de abril último. Nela, o Bispo assinalou que da reflexão e o diálogo" entre os Pastores deve sair a resposta de como levar o Evangelho mais eficazmente.

"Não está demais recordar que o Pastor deve transmitir unicamente o modelo de Cristo", afirmou Dom Robles e indicou que embora a Igreja deva dar respostas concretas a todos os âmbitos da vida humana, como o político e social, não se deve confundir sua missão com as metas terrenas.

Nesse sentido, assinalou que outro desafio fundamental da Igreja na América Latina é "o trabalho vocacional". Após afirmar que Cristo segue chamando "hoje em dia através de cada cristão", o Prelado explicou que nos últimos anos se usaram diversos meios para acrescentar a resposta a este chamado, alguns com bons resultados e outros com não tão bons.

"Às vezes se buscam caminhos indiretos que não dão bons resultados, ou se trata de disfarçar a mensagem quando o que precisa é ser apresentado como o que é. Se o Evangelho não for em si mesmo atrativo, então como podemos convencer?", expressou. O falecido Vice Presidente da CAL afirmou que o "valor real" dos meios utilizados se vê "nos frutos vocacionais que apresentam".

Por outro lado, afirmou que existe "uma clara continuidade" em cada Conferencia Geral, da realizada no Rio e a última em Santo Domingo. "Todas elas são uma resposta ao impulso suscitado pelo Espírito no Concílio Vaticano II. Há uma permanente renovação na Igreja, e por isso é que se vieram dando sucessivamente estas grandes assembléias, pelo afã de responder a uma situação concreta e atual", expressou.

Dom Robles Díaz afirmou que "a América Latina, ainda com a diversidade cultural que tem e sem menosprezar a identidade própria de cada povo, forma uma grande unidade; somos um só povo com uma marcada cultura e identidade católica" que deve "ser aproveitado para dar soluções que sem deixar de ir ao profundo das coisas, sejam pragmaticamente factíveis e eficazes. Devemos anunciar o Evangelho e levar a cabo a missão da Igreja com eficácia".

A entrevista completa se encontra em http://www.fides.org/aree/news/newsdet.php?idnews=10564&lan=spa