A beatificação de Albertina Berkenbrock será no dia 20 de outubro deste ano.  O decreto que reconhece o martírio de Albertina,o que a leva ser declarada como beata foi assinado em dezembro de 2006, porem apenas agora foi definida a data da cerimônia de sua beatificação.

O local ainda será definido pelo postulador da causa, frei Paolo Lombardi que virá ao Brasil na próxima semana. O cardeal José Saraiva Martins, presidente da Congregação das Causas dos Santos, será o presidente da cerimônia que contará com a participação de outros bispos do estado.

Albertina, morta em Imaruí no ano 1931, quando tinha 12 anos. Nasceu em 11 de abril de 1919. Será lembrada pelas virtudes: modéstia, obediência e devoção.

Ela foi ataca por Indalício Cipriano Martins, também conhecido como Maneco Palhoça, ao tentar violentá-la, e acabou sendo morta com uma facada por sua grande resistência ao atentado. Indalício acabou condenado a 30 anos de prisão e morreu em 1942.

Sua resistência a violação foi decisivo para a conclusão de martírio, pois deu sua vida para defender sua fé ou seus princípios de castidade, neste caso não é necessário milagre para ser declarada beata.  Para sua canonização, próximo passo,  serão avaliados os milagres.

Seu corpo está sepultado na Igreja São Luiz, em Imaruí, local que se tornou um santuário.