Um senador apresentou um polêmico projeto de lei que oferece benefícios econômicos e profissionais aos homens colombianos que se submetam a uma vasectomia para esterilizar-se.

O projeto de Samuel Arrieta, que pertence a Convergência Cidadã, oferece preferência para acessar a cargos de carreira administrativa e adjudicação de bolsas de estudo, ofertas de cem por cento na expedição do passaporte e do passado judicial e dias adicionais de férias para todos os que "optem" por uma esterilização cirúrgica.

"Ter mais dois filhos desejados é um problema de saúde pública, por isso os homens devem contribuir na redução de gravidezes não desejadas", sustenta Arrieta e argüiu que é um tema de solidariedade "com as mulheres e a sociedade".

Entre os "prêmios" oferecidos aos homens também figuram preferência na adjudicação de bolsas de estudo e de prédios rurais que ofereça o Estado, preferência na adjudicação de subsídios e créditos para compra de moradia de interesse social, preferência para que os filhos possam acessar aos créditos do Icetex para educação superior.