Os promotores da campanha "Sem dúvida, sem dívida" apresentaram à Vice-presidenta do Governo, María Teresa Fernández de la Vega, as 90 mil assinaturas que apóiam tal iniciativa para que o Estado espanhol comute a dívida externa aos países da África subsaariana e outros 15 países em vias de desenvolvimento.

As organizações católicas que promovem a campanha são Cáritas Espanha, Mãos Unidas, Justiça e Paz, REDES e a Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER).

Em seu site, os promotores explicam que com a campanha se propõem "recordar à sociedade espanhola que o problema da dívida externa é prioritário, não só para os países do sul, mas também para os países do norte, já que a estrutura sobre a que se apóia o atual modelo de desenvolvimento é insustentável".

Por isso, convidam aos espanhóis a unir-se para exigir à administração que a renegociação da dívida dos países da América Latina até níveis que permitam investir o necessário" em seu desenvolvimento.

"Com isto teremos dado um passo muito importante, mas o problema da dívida externa se seguirá reproduzindo no futuro se não trabalharmos para que se instaurem novas regras no sistema financeiro internacional", indicam.

Por isso, as organizações pedem ao Governo espanhol e a seus representantes "na União Européia, nas Instituições Financeiras Internacionais e nas Nações Unidas que apóiem um processo dirigido à criação de um organismo de arbitragem da dívida externa justo e transparente, ao que se submetam devedores e credores".

Mais informação em http://www.sindudasindeuda.org/.