O Diretor da Sala Stampa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou que há dois aspectos que chamam profundamente a atenção do Papa Bento XVI: A contínua referência aos padres da Igreja e a constante explicação e vivência da sagrada liturgia, ao se celebrar hoje o aniversário 80 do Santo Padre e a três dias de cumprir o segundo ano de seu pontificado.

"Dois aspectos em particular nos chamam a atenção. "Dois aspectos em particular nos chamam a atenção. Antes de tudo a riqueza e a natureza das referências aos Padres da Igreja. Não se vê um salto de dois mil anos da Escritura a hoje, vê-se a continuidade das reflexões e a aprofundamento da fé através do tempo de Jesus até o nosso. Os Padres estavam um pouco eclipsados na cultura comum do fiel e agora se tornaram mais familiares", afirmou o Pe. Lombardi.

Ao falar do segundo aspecto, o sacerdote destacou a profundidade do Pontífice quando se refere à liturgia e a "celebração de nossa fé: o significado dos ritos, a expressão da relação entre os fiéis e Deus, que cresce através da história de nossa fé. compreendem-se agora em um contexto vivo, aonde a memória se converte em atualidade, e compreendemos melhor que nos pomos em contato com o mistério de Deus".

Do mesmo modo, o Diretor da Sala de Imprensa destacou que a vida do Papa esteve "caracterizada por uma vocação que se desenvolveu em distintas fases e modalidades sucessivas de responsabilidade cada vez maior, com uma grande coerência de unidade de inspiração e esforço. Sacerdote e teólogo, homem de fé, de cultura e serviço eclesiástico. A cultura e a fé não permanecem circunscritas no âmbito da busca e a vida pessoal, mas sim se convertem em riqueza compartilhada nos âmbitos sempre mais amplos, até o horizonte universal da Igreja e da humanidade de hoje".

O presbítero jesuíta assegurou que "falar com profundidade, claridade e sistematicidade do centro de nossa fé: demonstrar e nos ajudar a todos a entender a necessidade e a beleza da relação contínua e cotidiana entre fé e razão, estudo e espiritualidade: este parece o 'carisma' de Bento XVI. A encíclica Deus Caritas est e o livro Jesus de Nazaré, são dois pontos de referência para entrar neste perspectiva e nos manter envolvidos, e diríamos inclusive fascinados. Em torno deles também cresce o serviço contínuo das homilias e catequeses, que estão certamente impregnadas de sua densidade, e entretanto são possíveis de entender por quem as escuta com seriedade".

"Gostar da alegria de sentir falar com profundidade, com dignidade e paixão, de modo não formal mas acreditável para nós, humanidade de dois mil anos, para assim poder com serenidade e confianças dar razão da esperança que está em nós. Nisto Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, ajuda-nos verdadeiramente e compreendemos que é o sentido de sua vida e serviço. Desejamos-lhe –e desejamos– que possa cumprir ainda por muito tempo mais", finalizou o Pe. Lombardi.