O livro do Papa Bento XVI, "Jesus de Nazaré", recém lançado no Vaticano, será lançado no Brasil no mês de maio pela Editora Planeta que junto com a Santa Sé  é responsável pela aprovação da tradução ao português. Ainda não há data nem local para o lançamento.

Possui dez capítulos: o batismo de Jesus, as tentações de Jesus, o Evangelho do Reino de Deus, o Sermão da Montanha, as Preces do Senhor, os discípulos, a mensagem da palavra, o tema de João, a confissão de Pedro, a Transfiguração e as afirmações de Jesus sobre si mesmo.

Este livro faz parte de uma obra em dois volumes que analisa a vida publica de Jesus até sua transfiguração.

Vale lembrar que o Santo Padre ressalta que este livro ele não fala como Papa mas como "um simples cristão" , pois ele escreveu a maior parte deste livro quando ainda não era Papa em 2003 e o terminou em 2006.

O livro ressalta o radicalismo da mensagem cristã, onde o Santo Padre afirmando que a historicidade de Cristo é uma questão crucial, e tentou "reconstruir o Jesus histórico" apesar das dificuldades pois a vida de Jesus era de um homem "fora" de seu tempo e que veio a nós através do simples testemunho de homens e mulheres daqueles tempos.