A Plataforma pró projeto monumento a João Paulo II, apresentou na sede do Arcebispado de Sevilha os detalhes da escultura em bronze em escala natural que se fará do extinto Pontífice, a quem o artista Juan Manuel Miñarro, encarregado da obra, qualificou de "referente devocional" da cidade.

A plataforma foi criada em 2 de abril de 2006, há um ano após a partida de João Paulo II à Casa do Pai. Os promotores, Francisco Valderrama e Julián Aguilar, afirmaram que a idéia obedece a iniciativa popular sevilhana. Indicaram que o financiamento será através de donativos.

O escultor encarregado da obra, que medirá 2,25 metros da base a mitra, será o professor da Faculdade de Belas artes de Sevilha, Juan Manuel Miñarro. De acordo à maquete, o Pontífice será representado com os braços abertos, revestido com a casula que usou na beatificação de Sóror Ângela da Cruz em 1982, e levando o báculo. Uma cópia do esboço será entregue ao Papa Bento XVI em dia ainda a ser definido.

A localização da escultura depende da gestão ante a Prefeitura de Sevilha, mas se espera que o lugar designado seja o exterior da Catedral.