O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, indicou que com seu novo livro "Jesus de Nazaré", o Papa Bento XVI nos oferece um aprofundamento sobre o Cristo amigo da humanidade que sofre e vai a busca do eterno.

Em declarações a Rádio Vaticano, o Cardeal disse que "sem dúvida, a figura de Cristo, a revelação de Cristo é o fundamento de nossa fé –como disse um autor– e é a base da história".

"E frente ao debate hodierno, que volta a focar na figura de Cristo, na personalidade de Jesus de Nazaré, um debate que às vezes é mal encaminhado também pela ignorância de tantas pessoas que se atribuem o direito, a competência de falar –muito– de algo que não conhecem, o Papa dá sua visão de Cristo", precisou o Cardeal italiano.

Para o Secretário de estado Vaticano, "o Papa é um apaixonado por Cristo, é um profundo conhecedor de Jesus Cristo e do cristianismo. Recordamos seu primeiro livro 'Introdução ao Cristianismo', que se poderia ler hoje com muito fruto. E hoje nos oferece este panorama, este aprofundamento sobre a figura de Cristo. Cristo como modo de interpretar a vida, o destino de toda pessoas humana e o destino de toda a humanidade. E por isso, também como amigo desta humanidade em caminho, desta humanidade atormentada, mas também assentada no eterno e em coisas que dão sentido à vida".

Do mesmo modo, o Cardeal Bertone fez um balanço sobre o que considerou dois bons anos do pontificado de Bento XVI, aonde houveram uma série de marcos importantes como o encontro com as crianças em Roma e a viagem apostólica a Turquia, entre outros.