O Cardeal Renato Martino, Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, declarou hoje ao jornal italiano  La Stampa que o mundo entrou na “quarta guerra mundial”.

O Cardeal explica na entrevista que depois das duas Guerras Mundiais se produziu a “terceira guerra”, ao assinalar que “a Guerra Fria, (foi) uma verdadeira guerra embora fora dos esquemas”.

Entretanto, o Cardeal assinalou que com o terrorismo atualmente existe “uma nova guerra que implica a todo mundo, porque não sabemos se saindo deste hotel onde nos encontramos poderá acontecer algo, ou quando subimos no ônibus, ou quando vamos ao bar. A guerra está  ao lado de cada um de nós”.

Em relação à tragédia da escola de Beslan, na Ossetia do Norte (Rússia), o Cardeal Martino considerou que a comunidade internacional tem que procurar os motivos de por que “26 terroristas realizaram este massacre aterrador”.

“A comunidade internacional tem que examinar e procurar a solução de por que se provocou esta explosão. E não basta com a força. Não é a potência militar que ganha”, acrescentou.