A equipe diretiva do Cáritas Espanha enviará uma importante doação às Cáritas do Peru e República Dominicana para fazer frente às emergências causadas pelas intensas chuvas registradas nos últimos meses em ambos os países.

O montante destinado pela instituição beneficente espanhola sobem a 40 mil euros no caso do Peru e a 35 mil euros no da República Dominicana.

A doação recebida pelo Cáritas Peru permitirá pôr em marcha um plano de pós-emergência nas zonas de Huánuco, Junín e San Martín, que no fim de dezembro ficaram sob as águas do rio Huallaga, o que gerou danos incalculáveis nas colheitas de arroz, milho, palmito e frutas.

Além disso, tal plano brindará apoio a 144 comunidades rurais das zonas alagadas com segurança alimentar, assistência sanitária, fornecimento de água potável, e a recuperação da atividade agropecuária.

Enquanto isso, na República Dominicana, a diocese de Porto Plata foi a zona mais castigada pelas chuvas torrenciais registradas em março passado e que provocaram o transbordamento do rio São Marcos, o que ocasionou que mais de mil famílias se vissem obrigadas a abandonar seus lares.

Ante isso, a ajuda do Cáritas Espanha permitirá brindar ajuda humanitária aos afetados e estabelecer um plano de distribuição de produtos de primeira necessidade como mantimentos, colchões, mantas, material de higiene pessoal e agasalhos.