O Pe. Manuel Gómez, sacerdote diocesano morto no Brasil em 1924, será beatificado em outubro próximo, conforme informou El Diario de Galicia, logo que em dezembro passado o Papa Bento XVI aprovasse a causa de martírio iniciada em 1996.

O sacerdote, natural da paróquia de San Xosé de Ribarteme, no município de Las Neves (Galícia); foi assassinado no estado do Rio Grande do Sul (Brasil) em 1924 junto a Adílio Daronche, uma coroinha brasileiro de 15 anos. Ambos foram torturados e mortos por um dos grupos que se disputavam terrenos na fronteira com o Uruguai.

O Pe. Manuel nasceu em 1877. Foi ordenado sacerdote em 1902 e até 1913 trabalhou na Arquidiocese de Braga (Portugal).

Enviado ao Brasil, o sacerdote fez trabalho pastoral no Rio Grande do Sul. O expediente de beatificação destaca que o Pe. Manuel "fez muitas obras importantes", tanto pastorais como sociais.

Segundo o jornal, o Pe. Manuel se converterá no segundo sacerdote galego a ser beatificado através do martírio. O primeiro é o ourensano Pe. Blanco, morto no Japão no século XIX. Quanto ao jovem Adílio Daronche, será o primeiro beato gaúcho.

A causa de beatificação foi impulsionada pela Igreja no Brasil dado o grande ardor que nasceu entre os paroquianos pouco depois de ocorrido o assassinato.