Esquerda Unida (IU) da região de Palência (Espanha) divulgou na segunda-feira um comunicado no qual reclama que os atos religiosos, missas ou procissões, retirem-se do programa oficial das festas... de Santo Antolín.

Santo Antolín,  mártir padroeiro de Palência e  símbolo mais importante que dá identidade à região, é uma das festividades não só religiosas mas também cívicas mais importantes.

Entretanto, IU assinala que a recente homilia do Bispo de Palência, Dom Rafael Palmero, no dia de Santo Antolín, na qual criticou o projeto de legalização das uniões homossexuais, é “a gota d'água”.

Em seu comunicado, IU assinala que “já é hora  de que a separação dos assuntos públicos e os religiosos seja real e efetiva, e então que os senhores da Igreja preguem o  que quiserem, mas aos seus”.

A IU pretende que toda a região continue celebrando Santo  Antolín, um mártir que deu sua vida por sua coerência com sua fé diante das  autoridades de então; mas que as atividades religiosas não sejam consideradas como parte do programa.

A razão desta decisão é porque a coalizão esquerdista considerou “de mau gosto” a homilia de Dom Palmero.