O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, celebrou esta tarde na capela do Coro na Basílica de São Pedro a Missa de exéquias por quem fora Vice Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), o Arcebispo Luis Robles Días, convocado repentinamente à Casa do Pai no último sábado.

A homilia foi dirigida pelo Prefeito da Congregação para os Bispos e da CAL, o Cardeal Giovanni Battista Re, quem recordou ao Arcebispo de origem mexicano como um homem que viu na morte o passo para o encontro supremo com Deus Amor.

Em sua intervenção, o Cardeal recordou alguns marcos da vida de Dom Robles. "Foi ordenado aos 25 anos e como tinha grandes dotes, seu bispo o enviou a estudar em Roma, onde entrou a serviço da Santa Sé. Em 1977 foi destinado a colaborar na Nunciatura Apostólica da Honduras; três anos depois foi transferido a África do Sul e daí à nunciatura no Sri Lanka. Retornou a América Latina como Conselheiro na nunciatura do Equador e em seguida na de Bogotá".

"Em 1985 –continuou o Cardeal Re– o Santo Padre o elevou ao Episcopado nomeando-o Núncio Apostólico no Sudão. Em seguida foi Núncio em Uganda, onde pôde acolher ao Papa João Paulo II em uma de suas viagens. Logo foi Núncio em Cuba. Finalmente, há três anos e meio, foi chamado a Roma como Vice Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina".

O Prefeito da Congregação para os Bispos destacou que a morte "para Dom Robles era sobre tudo um encontro, o encontro supremo e definitivo, o encontro com Deus, com Deus para que ame, que nos perdoa porque nos ama, que respeita nossa liberdade e retorna uma e outra vez para nos buscar por amor".

Sobre Dom Robles adicionou que "em todos os lugares onde esteve sempre foi querido, estimado e amado, sobre tudo porque tinha um coração cheio de bondade com todos, um estilo de vida muito simples e humilde, sempre disponível. Amava ocupar do diálogo com as pessoas, do bem das almas, de sua salvação".

A Missa foi concelebrada por diversos Cardeais vinculados à Cúria Romana: o Arcipreste da Basílica da Santa Maria a Maior, Bernard Law; o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Iván Dias; o Prefeito emérito da Congregação para o Clero, Dario Castrillón Hoyos, o Secretário Emérito de Estado Vaticano, Angelo Sodano; o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Javier Lozano Barragán; o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Paul Poupard; o Presidente Emérito da Administração do Patrimônio da Santa Sé, Lorenzo Antonetti; o Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Interpretação dos Textos Legislativos, Julián Herranz.

Deste modo concelebraram o Vice Presidente Emérito da CAL, Dom Cipriano Calderón Polo; o Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Dom Paul Josef Cordes. Também estiveram presentes numerosos bispos, sacerdotes, religiosas e religiosos.

Terminada a celebração litúrgica, o féretro com os restos mortais de Dom Carvalhos foi conduzido ao aeroporto de onde partiu para o México, onde será sepultado na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe em sua cidade natal, Grullo.