O Bispo de Nueve de Julio (Nove de Julho), Dom Martín de Elizalde, insistiu às autoridades nacionais e provinciais para compreender que a educação não pode nunca submeter-se à pressão das campanhas eleitorais, pois o que se deve procurar é uma maneira definitiva e completa para protegê-la e fomentá-la.

"Isto inclui os direitos dos docentes e demais pessoal e tudo o que, em justiça, devem receber os alunos. A política educativa não pode depender de urgências conjunturais nem de pressões, e é responsabilidade das autoridades responderem aos desafios que nos apresenta a realidade", indicou o Prelado em um comunicado emitido por motivo do falecimento em uma manifestação do professor da província de Neuquen, Carlos fuentealba.

Dom Elizalde exortou também aos docentes argentinos a "seguir educando nos valores espirituais e nas condutas éticas, com serenidade e convicção, para evitar que esta classe de situações sigam ocorrendo".

Por sua parte, a Comissão Nacional de Justiça e Paz da Conferência Episcopal Argentina, expressou sua solidariedade com a dor dos familiares e amigos do docente falecido e destacou que a geração de espaços de diálogo é o único caminho para superar pacificamente os conflitos.