A série televisiva House, uma das mais vista nos Estados Unidos, comoveu à opinião pública local com um episódio onde se vê a um não nascido tirar sua pequena mão do útero materno e sustentar o dedo do atônito cirurgião que trata de salvar a vida de sua mãe.

O episódio, inspirado na célebre historia real do menino Samuel Armas, intitula-se "Fetal Position" (Posição Fetal) e despertou o debate sobre se deve considerar-se ou não a um não nascido como paciente, em um país com uma legislação que protege o aborto.

O capítulo de House –serie que narra as experiência de um excêntrico médico– foi aclamado por numerosos grupos pró-vida que não duvidam em considerá-lo um marco na história da televisão.

O episódio apresenta o caso fictício de uma mulher grávida de 42 anos de idade que sofre um enfarte. Os médicos descobrem que a causa é uma estranha condição chamada "Síndrome do Espelho Materno", na qual a saúde da mãe reflete o que sofre o não nascido. Os rins do bebê estão falhando e tudo indica que morrerão, tanto a mãe como seu filho.

Os médicos recomendam abortar e em todo momento rechaçam a idéia de considerar o não nascido como uma pessoa e insistem em chamá-lo de feto. Entretanto, a mãe não está disposta a abortá-lo e espera chegar a cumprir o tempo suficiente de gravidez para que se filho sobreviva a um parto prematuro.

Os sintomas pioram e sua morte parece próxima. Sua determinação convence o Dr. Gregory House de tentar uma revolucionária cirurgia na qual se remove temporalmente o útero da mulher, abre-se e pratica a cirurgia no não nascido que em seguida é devolvido ao ventre materno.

Durante esta delicada cirurgia, o famoso médico fica comovido quando o bebê tira o braço do útero e agarra seu dedo com sua pequena mão.

Conforme informa o site Lifesite.net, "muitos telespectadores pró-vida sabem que a cirurgia representada e o estremecedor momento do contato entre o menino e o médico, são a recriação de uma cirurgia real que salvou a vida de Samuel Armas, cuja espinha bífida foi reparada pelos médicos no Centro Médico da Universidade de Vanderbilt em Nashville em 1999. A fotografia da pequena mão do Samuel tomando o dedo de seu médico se converteu em um ícone da natureza humana do não nascido".

"Em House, o médico, embora comovido, não se convence pelo inesperado contato, mas os defensores da vida consideram que apresentar ao não nascido como um paciente é um passo adiante na apresentação mediática do tema do direito à vida. Numerosos sites e editoriais concordam agora em que o contato entre o médico e o bebê é um dos momentos mais memoráveis da televisão", conclui Lifesite.net.

Se desejar ver esta parte do episódio de House pode acessar no YouTube.com em http://youtube.com/watch?v=jzZLkNidWZ8