Os participantes do Congresso "Valores e perspectivas para a Europa do manhã", organizado pela Comissão de Conferências Episcopais da Comunidade Européia (COMECE) com motivo dos 50 anos dos Tratados de Roma, fizeram um chamado aos líderes políticos europeus a manter um compromisso pela paz e as raízes cristãs dessa região.

No evento realizado recentemente em Roma participaram mais de 400 delegados das conferências episcopais européias, comunidades religiosas, organizações e movimentos católicos, assim como de outras Igrejas cristãs.

Dirigindo-se aos chefes de governo dos estados membros da União Européia (UE), ao presidente do Parlamento Europeu e ao presidente da Comissão Européia, os participantes recordaram a importância de manter um compromisso sólido pela integração do continente com a assinatura e a ratificação dos Tratados de Roma e dos sucessivos acordos europeus.

"Hoje a União Européia tem novamente ante si desafios importantes que superar para garantir seu próprio futuro. É necessário desenvolver a cooperação internacional para combater a pobreza, especialmente na África, a exploração das mulheres e das crianças, assim como as violações dos direitos humanos", anotaram.

Do mesmo modo, destacaram a necessidade de responder às crescentes expectativas dos cidadãos em relação a UE em uma situação de globalização e manter um adequada amparo social, a fim de que cada vez mais jovens europeus se convertam realmente na maior riqueza da Europa.

Finalmente, comprometeram-se a "sustentar as iniciativas que respeitem autenticamente a natureza humana criada à imagem e semelhança de Deus, como está revelada na pessoa de Jesus Cristo".