Brasileiros que desenvolvem uma pesquisa com células tronco adultas publicaram seu trabalho na revista médica JAMA. O estudo, financiado pelo Ministério da Saúde, foi capaz de livrar 13 entre 15 pacientes de suas injeções diárias de insulina.

Os pesquisadores, liderados por Júlio Cesar Voltarelli da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, utilizaram as células-tronco dos próprios pacientes para o estudo. Os voluntários, de 12 a 31 anos de idade, receberam uma forte dose de imunossupressores e em seguida receberam as células tronco. Desta forma as células do sistema imune saudáveis pararam de atacar o pâncreas e as células beta voltaram a crescer e cumprir com seu papel de produzir insulina.

Ainda não é a cura para a diabete tipo 1, mas os voluntários puderam ficar sem necessitar da insulina por 3 anos, levando uma vida normal. Além disso, é um tratamento que está em estágio inicial, é necessário que haja mais pesquisas com grupos de controle e um numero maior de pacientes, mas que dá esperança para chegar a frear ou até mesmo a cura.