O Papa Bento XVI nomeou hoje ao sacerdote espanhol Santiago Agrelo Martínez O.F.M., até agora professor no Instituto Teológico Compostelano e pároco em várias paróquias rurais, Arcebispo Metropolitano de Tanger, no Marrocos.

O novo Arcebispo nasceu em Asados, município de Rianxo, província de Coruña, diocese de Santiago de Compostela, em 20 de junho de 1942. Estudou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos que a Província Franciscana de Santiago tinha então em Ponteareas (Pontevedra). Desde 1967 a 1969 completou os estudos de Teologia, com a especialização em Liturgia, no Pontifício Ateneu Anselmiano, em Roma, onde obteve o doutorado.

Pronunciou os votos solenes em 1963 e foi ordenado sacerdote em 13 de agosto de 1966.

Em 1970 se incorporou como Professor de Liturgia ao Pontifício Ateneu Antoniano, de Roma, aonde permaneceu até 1986, ano em que retornou a Espanha ao ser nomeado Vigário provincial da Província Franciscana de Santiago, cargo que desempenhou até 2004.

Dom Agrelo Martínez foi Visitador geral e Presidente do Capítulo que a Província dos Santos Mártires do Marrocos de Portugal celebrou em 1992. Em 1998 foi Visitador geral do Pontifício Ateneu Antoniano de Roma, do Estudo Bíblico de Jerusalém e do Instituto de Estudos Ecumênicos de Veneza. Em 2001-2002 foi Visitador geral e Presidente do Capítulo da Província Franciscana da Santa Fé da Colômbia. Participou da preparação da edição do Diurnal em língua galega, e da edição do Leccionario em língua galega.

Atualmente ensina no Instituto Teológico Compostelano, onde é Professor encarregado da cadeira de Liturgia e Teologia Espiritual. É autor de numerosas obras de teologia.

Tanger tem uma superfície de 28 mil quilômetros quadrados e uma população de 4.200 habitantes, dos quais apenas dois mil professam a fé católica. Para a atenção da arquidiocese o novo Prelado conta com o apoio de nove sacerdotes e 84 religiosas.