O Departamento de Imprensa da Santa Sé publicou hoje a agenda oficial que o Papa Bento XVI cumprirá em sua próxima viagem ao Brasil, previsto de 9 a 13 de maio próximo, durante o qual inaugurará a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe no Santuário Mariano de Aparecida.

Em sua primeira visita oficial a América Latina, o Papa chegará ao aeroporto internacional de São Paulo-Guarulhos na quarta-feira, 9 de maio, às 16:30h, aqui se celebrará uma cerimônia de boa-vinda em que o Santo Padre oferecerá um discurso.

Em seguida, abordará um helicóptero para transladar-se até o aeroporto de Campo de Marte em São Paulo, de onde se deslocará em automóvel até o Mosteiro de São Bento.

Na quinta-feira, 10 de maio, visitará o Palácio dos Bandeirantes em São Paulo para reunir-se com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 11:00h.

Ao meio dia terá um breve encontro com os representantes de distintas confissões cristãs e religiões no Mosteiro de São Bento. Aí mesmo almoçará com os diretores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Essa tarde chegará ao Estádio Municipal do Pacaembu "Paulo Machado de Carvalho" de São Paulo para um Encontro com os Jovens às 18:00h. Aqui também oferecerá um discurso.

Na sexta-feira, 11 de maio, celebrará às 9:30h no Campo de Marte uma multitudinária Missa onde canonizará o beato Frei Galvão, o primeiro santo de origem brasileira.

Pela tarde visitará a Catedral da Sé em São Paulo onde se reunirá com os bispos do Brasil às 16:00h. Duas horas depois partirá em helicóptero rumo à Aparecida, onde se hospedará no Seminário Bom Jesus.

No sábado, 12 de maio, visitará o centro de reabilitação para viciados Fazenda Esperança de Guaratinguetá onde às 10:45h se reunirá com pacientes e com os funcionários.

Nesse dia almoçará com os diretores da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe no Seminário Bom Jesus de Aparecida.

Às 18:00 horas visitará o Santuário da Aparecida onde rezará o Terço e se reunirá com sacerdotes, religiosos, seminaristas e diáconos.

No domingo, 13 de maio, presidirá às 10:00h a Missa de Inauguração da V Conferência Geral na esplanada do Santuário de Aparecida.

Pela tarde, às 16:00h chegará à Sala de Conferências do Santuário, onde a oferecerá um discurso na Sessão Inaugural da V Conferência Geral.

Essa noite se deslocará em helicóptero do heliporto do Santuário da Aparecida até o aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos, onde se celebrará a cerimônia de despedida e partirá retornando a Roma.