O Arcebispo John P. Foley, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, assinalou esta terça-feira durante o Seminário de atualização para bispos com menos de cinco anos de ordenação em terra de missão, que o uso dos meios de comunicação social é essencial para evangelizar.

Durante o evento que reúne  bispos em terras de missão de língua francesa, espanhola e portuguesa, Dom Foley assinalou que “o uso eficaz das comunicações é essencial para a evangelização e para o ministério episcopal no mundo de hoje”.

“Escutar a boa notícia de Jesus Cristo é a comunicação mais importante que os seres humanos podem receber; por isso -disse- nossa primeira responsabilidade é precisamente comunicar essa notícia da maneira mais eficaz possível”.

“Como podemos comunicar a boa notícia de Jesus Cristo? Obviamente com o bom exemplo, através da pregação e o ensino das verdades básicas da fé, do conhecimento da Bíblia e ajudando as pessoas a orar”, adicionou o Prelado.

O presidente do Conselho assinalou além disso que “a boa notícia de Cristo a comunicamos através do trabalho positivo que a Igreja faz em seu nome” e através dos meios de comunicação.

Depois de recordar que em 1992 se publicou a instrução pastoral “Aetatis novae” sobre as comunicações sociais, o Arcebispo Foley afirmou que este documento “insiste para que em cada diocese se desenvolva um plano pastoral para as comunicações, e que as comunicações formem parte de todos os planos pastorais”.

Referindo-se aos programas de rádio e televisão e às publicações, Dom Foley pôs em destaque que devem ser de grande qualidade. “Essa marca de alta qualidade, é obvio, deve surgir de nossa autenticidade, nossa credibilidade como representantes do Evangelho de Jesus Cristo”.

Atualização episcopal

O encontro de atualização episcopal, conforme explicou seu anfitrião, o Cardeal Crescenzio Sepe, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, tem como fim imediato “oferecer a todos um tempo para rezar, refletir, aprofundar na vida e no ministério episcopal, que, principalmente nos primeiros anos, pode apresentar dificuldades e problemas”.

A Agência Fides informa que participam do evento 118 Bispos de países de missão na África, Ásia, América e Oceania.