O Secretário Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Dom Giuseppe Betori, emitiu um comunicado onde expressa sua solidariedade ao Presidente do Episcopado desse país, Dom Angelo Bagnasco, ante os grafites que apareceram ontem em algumas paredes de Gênova, aonde lhe ameaçava de morte.

"S. E. Dom Giuseppe Betori, Secretário Geral da CEI, expressa sua proximidade e solidariedade ao Presidente da CEI, Dom Angelo Bagnasco, Arcebispo de Gênova, neste momento onde é objeto de manifestações intimidatórias", afirma o comunicado.

O comunicado, divulgado por Dom Betori no Departamento de Comunicações Sociais da CEI, aparece após algumas pinturas aparecidas em Gênova aonde se pode ler, por exemplo, "Bagnasco à morte", assim como outras frases injuriosas contra o Cardeal Camillo Ruini e o Papa Bento XVI.

A nota também assinala que "sobre tudo, fazemos um profundo chamado à serenidade, formulado já pelo próprio Presidente da CEI –acompanhando-o na oração– e agradecemos seu testemunho, que oferece à comunidade eclesiástica e a toda a Itália".

Além disso do Secretário Geral da CEI, distintas autoridades expressaram sua solidariedade com o Presidente deste organismo episcopal. O líder sindical Giuseppe Pericu, o Presidente da Região, Claudio Burlando, manifestaram sua indignação pelas ameaças; enquanto que de Roma, Rocco Buttiglione, também expressou sua solidariedade.

Angelo Bonelli, líder dos verdes na Câmara de Deputados, pediu garantir a segurança do Prelado, ao mesmo tempo em que Gian Franco Rotondi, da DC, manifestou sua solidariedade. Por sua parte, Roberto Maroni, legislador, denunciou estes fatos como um "vergonhoso ataque e intolerância religiosa".

Recentemente, as autoridades italianas dispuseram que o Arcebispo de Gênova tivesse proteção policial dada as ameaças que recebesse após suas declarações contra a legalização das uniões homossexuais.