Uma equipe de cientistas liderados por Sir Magdi Yacoub, um conhecido cirurgião especialista em operações do coração que trabalha nesta cidade, utilizaram células estaminais adultas para gerar um tecido que funcione como uma válvula cardíaca.

O próximo passo será a tentativa de gerar um coração completo, uma meta que até há alguns anos era inconcebível, exceto para a ficção científica. "O tecido para a válvula cardíaca foi o resultado de dez anos de trabalho", indicou Yacoub, quem considera que para a seguinte etapa também demorarão outros dez mais.

As válvulas cardíacas, geradas a partir de células da medula óssea, poderão um dia substituir às válvulas plásticas artificiais e eliminar assim a necessidade de transplantar tecidos a pacientes que vão depender de drogas anti-rechaço pelo resto de suas vidas.

Conforme informa o Medical News Today, a equipe de Sir Magdi fará alguns testes em animais no final deste ano.

Face às promessas de muitos cientistas, as células estaminais embrionárias em nenhum lugar do mundo se aproximam sequer aos resultados obtidos, como este, das células adultas. O que passa a gerar, mais que benefícios, são controvérsias.