O Bispo Auxiliar de Havana e Secretário da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), Dom Juan de Dios Hernández Ruiz, expressou o desejo da Igreja no país de avançar no diálogo com a Governo de Cuba e assegurou que a Ilha necessita "que haja um grau de compreensão para ir dando os passos que se devem dar".

"Compreensão, diálogo creio que é importante porque qualquer situação de mudança para nós implicaria isso, uma grande compreensão por parte da comunidade internacional e um grande diálogo que nos permita de uma maneira civilizaça caminhar", adicionou em declarações à imprensa internacional pela Semána Santa.

Do mesmo modo, considerou que as relações com o Estado passam por um proce=so de "maior entendimento" e não houve "mudanças substanciais" na postura estata= para ela depois da enfermidade de Fidel Castro.

Dom Hernández considerou que isto "é positivo, e é um caminho, e como todo caminho, póis esperamos que mais que obstáculos haja vias nas quais possamos caminha= mais expeditamente. Eu confio em que as haja".

Neste sentido, considerou que "depois de tempos difíceis o Estado vai entedendo o papel da Igreja, qual é o rol da vida da Igreja dentro de um povo".

"Isso é um processo normal, vai dando, e aspiramos realmente que a medida que s= possa, a vida da Igreja e sua missão que é a evangelização, cada vez mais =á por caminhos de normalização", indicou.

Gestos

O Bispo valorizou como um "ato importante" para a comunidade cató=ica cubana que o canal educativo II da televisão estatal incluíra em sua programação da Sexta-feira Santa a transmissão da Via-Crúcis qu= presidiu em Roma o Papa Bento XVI.

Segundo a agência EFE, este ano, a Igreja Católica recebeu autorização para=realizar discursos breves radiais e celebrar mais de vinte procissões públicas e= distintas diocese da ilha, em sua maioria em na Sexta-feira Santa e outras =ara no Domingo da Ressurreição.

Além disso se realizou a Via-Crúcis pelo centro histórico de Havana, com as =magens de Maria Dolorosa e Cristo Jacente da Praça da Catedral até a igreja de=Cristo da Boa Viagem.