A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer uma recente mensagem enviada pelo Papa João Paulo II ao padre Joseph William Tobin, Superior geral da Congregação do Santíssimo Redentor, pelo “Ano de São Gerardo”, dedicado a  um dos “filhos mais ilustres” dos Redentoristas.

Na mensagem o Santo Padre escreve que este discípulo do fundador dos Redentoristas, , entrou na vida religiosa “com a vontade decidida de ‘fazer-se santo’”.

Sua vida se caracterizou pela oração, a penitência e uma “caridade atenta às necessidades espirituais e materiais do próximo, sobre tudo dos mais pobres”; diz o Pontífice, ao destacar que “a fama de sua santidade e a confiança em sua intercessão seguiram crescendo depois de sua morte”.

“São Gerardo é um exemplo luminoso por seu amor à Cruz, à Eucaristia e por sua devoção à Virgem”.

 “São Gerardo não economizava energias, orações, penitência”, observa o Pontífice. “Na sociedade contemporânea está se consolidando um desfalecimento difuso do sentido do pecado e, em conseqüência, da importância do sacramento da Reconciliação”. “Queridos Redentoristas, sigam imitando a seu santo fundador –diz o Papa- sempre sensível para os pecadores e disposto a acolhê-los no sacramento da Reconciliação com o amor de um pai e a sabedoria de um médico”.

Santo “pro-vida”

Depois o Papa lembra que “São Gerardo concedia uma atenção especial à vida nascente e às mães grávidas, sobretudo as que tinham dificuldades físicas e espirituais. Por isso hoje continua sendo invocado como padroeiro especial das gestantes”; assim como das esposas que desejam engravidar.

João Paulo II convida a refletir sobre “as ameaças que se abatem sobre a vida” e “a preocupante difusão de uma ‘cultura de morte’” e sobre o fato de que “‘amplos setores da opinião pública justificam alguns atentados contra a vida em nome dos direitos da liberdade individual, e sobre este pressuposto pretendem a autorização por parte do Estado”.

O Santo Padre conclui sua mensagem manifestando a esperança de que o Ano de São Gerardo “impulsione ainda mais os cristãos a contrastar esta cultura da morte e a ficar a serviço da cultura da vida”.

Em 11 de dezembro se comemora o centenário da canonização de São Gerardo e sua festividade é em 16 de outubro.