A Arquidiocese brasileira do Rio de Janeiro intensificará por motivo da visita do Papa Bento XVI no próximo mês de maio a *promoção de um cartão de crédito* que lançou no mercado no final do ano passado.

O cartão *Solidariedade Católica*, destinada a arrecadar dinheiro para as obras sociais da Igreja, foi apresentada em dezembro passado e é fruto de um convênio entre a *Arquidiocese, a empresa VISA e o Banco Itaú*.

Segundo o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Scheid, "qualquer que pense um pouco nos outros irá aderir a este cartão, *não só os católicos*".

Em declarações à Agência Folha, o Cardeal afirmou que se trata de "usar o capitalismo para canalizar dinheiro para os pobres".

"Os cartões estão na moda, então, em lugar do dinheiro flutuar para outras coisas, *por que não ajudar a obras solidárias*", disse o Cardeal insistindo a "todos os que queiram ajudar a seus próximos" a usar o cartão.

Segundo a Folha, a agência de publicidade DPZ, contratada pela Arquidiocese, prepara uma campanha de promoção do cartão durante a visita que o Santo Padre realizará a São Paulo de 9 a 14 de maio por ocasião da inauguração da V Conferência Geral do Episcopado da America Latina e do Caribe que acontecerá no Santuário de Aparecida.

O cartão terá dois custos, segundo o poder aquisitivo do cliente. Para o público de poder aquisitivo maior será oferecido o Gold, que inclui serviços no exterior, com um preço anual de 160 reais, ou seja, cerca de 80 dólares.

As pessoas com menor poder aquisitivo, com ganhos de até 400 reais, ou seja, 200 dólares, poderão adquirir um cartão local, que pagarão 60 reais ao ano, 30 dólares.