O Papa Bento XVI presidiu nesta tarde na Basílica vaticana, *o Ofício da Sexta-feira Santa*, onde se comemorou a Paixão do Senhor e se realizou o ato de Adoração da Cruz.

O Pontífice presidiu a emotiva liturgia, a que assistiram numerosos cardeais, bispos e sacerdotes e milhares de peregrinos, ingressando na Basílica em solene silêncio e *prostrando-se por um longo tempo ante o altar *.

A homilia que seguiu à leitura da Paixão esteve a cargo do Pregador da Casa Pontifícia, o Pe. Raniero Cantalamessa, OFM Cap, quem evocou o "aquecimento global" para advertir que *o mundo corre o risco de cair em uma "glaciação espiritual"*.

"Nossa civilização dominada pela técnica –disse Cantalamessa- tem necessidade de um coração para que o homem possa sobreviver nela, sem desumanizar-se completamente. Devemos dar mais espaço às 'razões do coração' se queremos evitar que, enquanto existe o sobreaquecimento físico, *nosso planeta caia espiritualmente na era glacial*".

*As Santas Mulheres*

O Pregador da Casa Pontifícia destacou também durante sua homilia o papel das santas mulheres na Paixão, fazendo referência ao "novo feminismo" convocado pelo Papa João Paulo II.

"Na sexta-feira Santa pode ser mencionado também para *recordar ao mundo de hoje o papel das mulheres*, que no Gólgota foram às últimas em deixar a Cristo moribundo e aquelas a quem o Senhor se revelou primeiro", disse o Pe. Cantalamessa; ao assinalar que as santas mulheres "foram *verdadeiras 'mães coragem'* porque desafiaram o perigo que significava mostrar-se abertamente a favor de um condenado a morte".

"Discute-se animadamente há algum tempo quem foi que quis a morte de Jesus: se os chefes hebreus, ou Pilatos, ou ambos. Uma coisa é certa em todo caso: foram homens, não mulheres. Nenhuma mulher está envolvida, nem sequer indiretamente, em sua condenação e inclusive a única mulher pagã mencionada nos relatos, à esposa de Pilatos, distancia-se de sua condenação", assinalou o pregador.