Skopje, o povoado natal de Madre Teresa de Calcutá na Macedônia, comemorou no domingo passado o sétimo aniversário de seu falecimento com flores e prêmios a personalidades vinculadas à Beata.

Os admiradores da religiosa –entre os quais contam muitos ortodoxos e muçulmanos- colocaram flores sobre a base de uma estátua de bronze de dois metros de altura representando a Madre Teresa.

Além disso, a Academia de Artes e Ciências da Macedônia outorgou o prêmio “Madre Teresa” ao presidente Boris Trajkovski, que faleceu em um acidente de aviação no início deste ano.

O pintor Miftar Memeti, que recentemente apresentou uma exibição sobre a Madre Teresa e o cineasta Skendel Kuli,  que fez um documentário sobre a Fundadora, também receberam prêmios. Também concederam prêmios com seu nome a um orfanato e a um asilo no Skopje.

A religiosa, cujo nome era Agnes Gonxhe Bojaxhiu, nasceu em Skopje em 1910 e faleceu em 5 de setembro de 1997 em Calcutá, Índia. Partiu dos Bálcãs quando tinha apenas 18 anos e passou grande parte de sua vida prestando cuidados dos doentes e pobres da Índia.

Em 1950 fundou as Missionárias da Caridade e em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.