Milhares de fiéis e peregrinos provenientes de todo o mundo se reuniram esta manhã na Praça de São Pedro para participar da Audiência Geral com o Papa Bento XVI, quem explicando o significado do Tríduo Pascal recordou que Cristo vence com seu amor o pecado e a morte.

"Aquilo que comemoraremos nos próximos dias é a luta suprema entra a Luz e as Trevas, entre a Vida e a Morte" afirmou o Pontífice ao referir-se ao Tríduo Pascal.

Deste modo convidou aos presentes a situar-se "neste contexto, conscientes de nossa 'noite', de nossas culpas e de nossas responsabilidades, se queremos reviver com proveito espiritual o Mistério pascal".

Depois de referir-se brevemente à Missa Crismal que definiu como "prelúdio do Tríduo Santo", o Pontífice se referiu à Missa da Ceia do Senhor e recordou que "no lava pés, repete-se o gesto com o qual Ele, tendo amado aos seus, amou-os até o extremo e deixou aos discípulos como sinal deste ato de humildade, o amor até a morte".

"Depois da Missa a liturgia nos convida a velar em adoração ao Santíssimo Sacramento. Vemos como os discípulos dormem, deixando sozinho o Senhor. Nesta noite sagrada não queremos deixar sozinho o Senhor; assim podemos compreender melhor o mistério da Quinta-feira Santa que emoldura o triplo dom do Sacerdócio ministerial, da Eucaristia e o Mandamento novo do amor", disse o Papa.

Sobre a Sexta-feira Santa, "que comemora os eventos que vão da condenação, a morte até a crucificação de Cristo", o Pontífice recordou que se trata de um dia de "penitência, de jejum e de oração, de participação na Paixão do Senhor".

Neste contexto o Papa convidou a rezar a Via-Crúcis, "que nos oferece durante todo o ano a possibilidade de imprimir cada vez mais profundamente em nossa alma o mistério da Cruz, de caminhar com Cristo e assim nos conformar interiormente com Ele".

"Cristo ressuscitou e venceu pra sempre à morte!" Foram as palavras com as quais Bento XVI se referiu à Vigília Pascal. "No sábado Santo –continuou– é o dia em que a liturgia faz silêncio, o dia do grande silêncio e os cristãos estão convidados a custodiar um recolhimento interior para nos preparar para a Vigília".

O Papa concluiu sua catequese afirmando: "O Mistério pascal, que o Tríduo nos fará reviver, não é sozinha lembrança de uma realidade passada, é realidade atual: também hoje Cristo vence com seu amor ao pecado e à morte. O Mal, em todas suas formas, não tem a ultima palavra. O triunfo final é de Cristo, verdade e amor! Se estivermos dispostos a sofrer e a morrer com Ele, recorda-nos São Paulo na Vigília pascal, sua vida se converte em nossa vida. Sobre esta certeza descansa e se constrói nossa existência cristã".

Logo depois da catequese, o Papa saudou os visitantes de língua espanhola, "em especial, ao grupo de estudantes universitários do CEU, de Madri, e de outros colégios da Espanha" a quem alentou a "celebrar estes dias Santos, conscientes de que Cristo deu sua vida por cada um de nós. Depois do gesto humilde do lava pés, ele nos diz: 'também vós deveis lavar os pés uns aos outros: dou o exemplo para que o que eu fiz com vós, vós também o façam', quer dizer, amar aos outros como ele nos amou Feliz Páscoa da ressurreição para todos!