O Papa Bento XVI aceitou hoje a renúncia do Cardeal Eduardo Martínez Somalo ao ofício de Camerlengo da Santa Igreja Romana, ao alcançar o limite de idade previsto na constituição apostólica Universi Dominici Gregis, e nomeou em sua substituição o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano.

Em uma carta dirigida ao Cardeal Martínez Somalo, o Santo Padre agradece ao cardeal espanhol, que no dia 31 de março fez 80 anos de idade, "a diligência, a competência e o amor" com que desempenhou "uma tarefa tão delicada a serviço da Santa Sé e da Igreja Universal".

Bento XVI manifesta seu apreço ao Cardeal pela "grande dignidade e solene sobriedade com a que desempenhou o ofício de Camerlengo no momento do falecimento do Papa João Paulo II, por ocasião da extraordinária demonstração de fé durante os funerais do amado Pontífice, durante todo o período da Sé Vacante e no desempenho dos trabalhos do conclave para a eleição do novo Papa".

Unido a América Latina

O Cardeal Martínez Somalo nasceu em Baños de Rio Tobía, na diocese de Calahorra e La Calzada, Espanha, em 31 de março de 1927. Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1950 em Roma. Em 1975 foi eleito Arcebispo titular de Tagora e nomeado Núncio Apostólico de Sua Santidade na Colômbia. Recebeu a consagração episcopal em 13 de dezembro de 1975 no Vaticano.

Participou da III e IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano de Puebla (México 1979) e de Santo Domingo (República Dominicana 1992), respectivamente.

Foi enviado especial do Papa ao 5º Congresso Eucarístico Nacional celebrado em Guayaquil (Equador), de 13 a 20 de novembro de 1988 e ao 1º Congresso Eucarístico Nacional realizado na cidade de Santo Domingo (República Dominicana), em 24 de novembro de 1991.

João Paulo II o criou Cardeal em 28 de junho de 1988 e deu a diaconía de SS. Nome di Gesù. O mesmo pontífice o nomeou Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em 1º de julho de 1988; Camerlengo da Santa Igreja Romana em 5 de abril de 1993; e Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica em 21 de janeiro de 1992, cargo que desempenhou até 11 de fevereiro de 2004.