O doutor John Billings, criador do método da ovulação que leva seu nome, faleceu aos 89 anos de idade em sua casa em Melbourne, Austrália, logo depois de uma breve enfermidade.

Junto a sua esposa Evelyn, converteram-se em pioneiros dos métodos naturais da regulação da natalidade ao desenvolver na década de 50 o chamado Método Billings de Ovulação, uma técnica simples que permite às mulheres identificar os dias em que estão férteis com a observação do muco cervical. O método é eficaz para espaçar o nascimento dos filhos e cada vez mais é usado para superar problemas de esterilidade feminina.

Os Billings estabeleceram em Melbourne a Organização Mundial do Método Internacional Billings de Ovulação, conhecida pelas siglas em inglês como WOOMB.

A atual diretora do WOOMB Enjoam Corkill, confirmou o falecimento do especialista e recordou que o Método Billings foi implementado em mais de cem países, incluindo a China onde reduziu as taxas de aborto.

"Seu trabalho na China foi um ponto importante em sua carreira para que o Método Billings esteja agora disponível em todas as províncias da China, e foi adotado pelo governo chinês como um método a escolher em seu sistema de planejamento familiar", indicou Corkill.