O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, pediu para propor aos jovens a radicalidade do seguimento a Cristo, tal como expressou o Papa Bento XVI em sua recente Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis.

O Cardeal fez este chamado durante a celebração da Missa Crismal. O Arcebispo assinalou que no documento papal, Bento XVI pede "ter a valentia de propor aos jovens a radicalidade do seguimento a Cristo, mostrando seu atrativo".

"A pastoral vocacional tem que implicar a toda a comunidade cristã em todos seus âmbitos", especialmente às famílias, "freqüentemente indiferentes se não contrárias inclusive à hipótese da vocação sacerdotal", indica o texto do Papa.

O Cardeal Cañizares fez este pedido após expressar sua preocupação pelas escassas vocações ao sacerdócio, pois "está sendo já angustiante (a situação) em algumas diocese, com as quais nos sentimos solidários".

Por outro lado, o Cardeal recordou aos sacerdotes "o mistério do dom que recebemos pela imposição e unção das mãos inseparável da Eucaristia". "O Senhor fica em nossas mãos, transmite a cada um de nós, sacerdotes, e põe em nossas mãos seu mistério mais profundo e pessoal", expressou.

Nesse sentido, explicou que participar "de seu poder de salvação", requer que os sacerdotes correspondam à amizade de Cristo. "Ser amigos de verdade de Jesus requer, pois, que nossos sentimentos se conformem com seus sentimentos, e que nossa vontade se dê conforme com a sua, que em tudo esteve submetido à de Deus", disse o Cardeal.

A homilia completa se encontra em http://www.architoledo.org/arzobispo/Cartas%202007/15%20Misa%20crismal.htm