O Bispado de Tumaco denunciou ter recebido contínuas ameaças contra associações religiosas, sociais e indígenas dessa zona de Nariño.

Segundo um comunicado difundido pela Conferência Episcopal da Colômbia, as ameaças estão dirigidas a membros de organizações sociais, indígenas, eclesiásticos, humanitárias e defensoras de direitos humanos de Nariño, entre elas a Pastoral Social de Tumaco.

"As ameaças foram recebidas via Internet no dia 20 de março, de parte de um grupo autodenominado Nova Geração'', afirma a denúncia.

A nota do Episcopado explica que nos últimos anos as atividades pastorais se vêem cada vez mas afetadas pela realidade do conflito armado que sacode há várias décadas o país. Por isso, os bispos colombianos pedem ao Governo, às autoridades locais e à Promotoria Geral da Nação que se tomem medidas preventivas.

O comunicado está assinado pelo Bispo de Tumaco, Dom Gustavo Girón Higuita; o Bispo de Guapi, Dom Hernán Alvarado Solano e o Bispo de Quibdó, Dom Fidel León Cadavid Marín.