A polícia filipina deteve o responsável pela morte do jovem sacerdote Fransiskus Madhu, de 31 anos de idade, assassinado a tiros no domingo pouco antes de celebrar a Missa do Domingo de Ramos.

Conforme informou Rádio Vaticano, no assassinato participaram três homens, dois dos quais já foram identificados. O autor dos disparos estava sob efeitos de álcool e drogas.

Embora a polícia ainda investigue o celular do crime, algumas testemunhas sustentam que os homens discutiram com o sacerdote indonésio pertencente aos Missionários do Verbo Divino.

O sacerdote foi atingido por cinco projéteis no abdômen. Levaram-no ao hospital de Lubuagan, onde declararam seu falecimento.

O fato ocorreu na escola de ensino fundamental de Mabugtot, onde o Padre Madhu era pároco. A cidade se localiza nos arredores de Lubuagan, na província setentrional filipina de Kalinga.

Atualmente, o país atravessa uma forte onda de violência política que já leva várias semanas, enquanto se desenvolve a campanha eleitoral por volta das eleições legislativas de 14 de maio.

A agência Misna informou que o Vigário Apostólico de Tabuk, Dom Prudêncio Andaya, viajou a Lubuagan para recuperar o cadáver. Os paroquianos recordam o Padre Madhu como uma pessoa "amiga, acessível e sempre preocupada com as necessidades da comunidade".