O Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Cardeal José Saraiva Martins, explicou ao jornal italiano La Repubblica que somente o Papa Bento XVI poderia decidir pular a seguinte etapa do processo de beatificação e declarar imediatamente "santo" a João Paulo II.

"É uma questão exclusiva do Papa. Só ele tem a faculdade de pronunciar-se sobre uma matéria tão delicada. O dever da Congregação é examinar o caso", explicou o Cardeal ao comemorar o segundo aniversário do falecimento de João Paulo II.

O Cardeal Saraiva respondeu assim aos pedidos de numerosos fiéis para agilizar o processo, que já terminou sua fase diocesana.

O seguinte passo no caminho é "estabelecer as virtudes heróicas e teologais do candidato à beatificação, assim como o presumido milagre" atribuído à intercessão do Pontífice: a cura de uma religiosa francesa que padecia do mal de Parkinson.

O presumido milagre será analisado por "uma comissão de peritos, cientistas e médicos fiéis e não fiéis que estabelecerão se trata de uma cura inexplicável".

Do exame sobre a vida do Papa João Paulo II se obterá um documento chamado Positio, que será avaliado pela assembléia ordinária da Congregação formada por 15 cardeais e 15 bispos.

Embora não haja prazos estabelecidos para este trabalho, o Cardeal Saraiva expressou seu desejo, como "grande admirador" do falecido Pontífice "que isto chegue logo".

O Prefeito afirmou que "a Igreja tem seus tempos e suas normas que têm que ser respeitadas" e recordou que "tanto Madre Teresa de Calcutá como o Papa João XXIII, admirados e venerados em todo mundo, foram beatificados primeiro".