O bispo episcopaliano (anglicano) Daniel Herzog confirmou nesta semana rumores sobre sua recente conversão ao catolicismo.

Herzog, que se foi durante muitos anos como bispo episcopaliano da influente diocese anglicana de Albany, no estado norte-americano de Nova Iorque, ingressou na Igreja Católica, logo depois de um longo processo de discernimento, no 31 de janeiro.

Ante a consulta realizada por numerosos episcopalianos, cuja denominação se encontra profundamente dividida depois da ordenação de seu primeiro bispo homossexual ativo, Eugene Robinson, a diocese episcopaliana de Albany confirmou que Herzog tinha passado a formar parte da Igreja Católica logo depois de um processo de reflexão e oração que aconteceu inclusive quando se desempenhava como pastor da diocese anglicana.

Em uma carta dirigida a seu sucessor na diocese episcopaliana, William Love, o hoje converso católico assinalou que esteve pensando tomar esse passo durante anos; mas esperou deliberadamente que chegasse a data de sua aposentadoria para "não partir repentinamente de meu trabalho nesta diocese, deixando-a vulnerável".

"A eleição de meu sucessor me deu a liberdade de seguir minha consciência", concluiu Herzog na carta.

Como Herzog, é crescente o número de episcopalianos que nos Estados Unidos estão considerando a possibilidade de converter-se ao catolicismo. Segundo fontes da Igreja, a conversão de episcopalianos, incluindo um número importante de seus pastores, converteu-se em uma revolução "silenciosa" que poderia deixar de ser se prosperar o desejo de numerosas congregações de passar-se em massa ao catolicismo.