O Arcebispo do Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, indicou que o Presidente Leonel Fernández pode postular à reeleição porque a Constituição o permite, e ratificou sua oposição em 2004 à reeleição de Hipólito Mejía porque então o que queria era modificar a Carta Magna para esse fim.

"Todos conhecem a situação nas quais se fez aquele esforço para introduzir a reeleição e nas situações que estava o país. Nesse momento eu interpretei o sentir de uma grande maioria do povo dominicano e o digo com responsabilidade", declarou o Cardeal ao programa El Informe, da Alicia Ortega.

O Cardeal disse que não se arrepende de sua oposição à reeleição de Mejía, "como tampouco me arrependo do que estou dizendo agora". Recordou que "naquele momento era um assunto de introduzir a reeleição", algo distinto ao que ocorre atualmente. "São duas coisas distintas, assim se queria fazer agora o mesmo, pois diria também igual ao já dito", assinalou.

"A reeleição é aceita em muitíssimos lugares, quer invocar Lilís, Báez e Trujillo, e minha família foi vítima de Trujillo, mas penso que o Presidente Fernández não pode se localizar nessa categoria, honestamente digo ante o povo dominicano", afirmou. O Arcebispo afirmou que a reeleição é um direito constitucional, o "mal está em mudar a Constituição para em seguida pretender reeleger-se".

A Constituição anterior a 2004 impedia a reeleição presidencial. Logo depois da reforma daquele ano, o Presidente da República pode reeleger-se por um período mais.