Após 14 séculos sem contar com um lugar de culto, a Igreja Católica no Qatar, país majoritariamente muçulmano, terá um templo na capital do país, Doha, que estará dedicado à Virgem Maria na avocação de Nossa Senhora do Rosário.

Conforme informa a agência Aljazeera.net, os católicos no Qatar estão colaborando economicamente para a construção da igreja, muitos dos quais são imigrantes que chegaram ao país em busca de trabalho.

Observando o avanço das obras está Dom Paul Hinder, Vigário Apostólico da Arábia, quem também se encarrega de velar pelos fiéis no Qatar, Emirados Árabes, Bahrein, Omán, Yemen e Arábia Saudita, berço do Islã.

"É certo que não é fácil ser bispo aqui. Mas ao menos é bom observar a vida da Igreja que está cheia de vitalidade", disse o Prelado quem também pediu que se respeite a liberdade religiosa para os católicos, o que traria muitos benefícios. "Quanto mais satisfeitos estejam espiritualmente mais poderão ajudar ao desenvolvimento do país, é óbvio", afirmou.

Dom Hinder também explicou que muitos dos cristãos imigrantes aos que serve são mais ativos durante o período que passam na península arábica por trabalho, que quando estão em seu respectivos país. A maioria deles são filipinos, libaneses e índios.

"Temos que aceitar que são expatriados em todo o sentido da palavra. Somos uma igreja puramente peregrina", assinalou o Vigário Apostólico e acrescentou que "o desafio está especialmente em que somos uma igreja multicultural, multilíngüe e multirracial composta por fiéis de mais ou menos quase todo mundo".