O Colégio Americano de Cardiologia reunido em New Orleans recebeu com agrado a notícia de um bem-sucedido tratamento que conseguiu usar células estaminais adultas, tiradas de voluntários, para tratar pacientes com problemas cardíacos. Ao mesmo tempo, investigadores alemães conseguiram regenerar tecido hepático são graças ao uso de células estaminais obtidas da medula óssea.

Os pacientes cardíacos foram tratados com Provacel, uma preparação intravenosa de células mãe adultas para prevenir a má cicatrização do coração logo depois de um ataque cardíaco. Com isso 75% teve menos complicações que aqueles que receberam placebo.

Este tratamento é desenvolvido por Osiris Therapeutics, uma companhia que se especializou em investigar as células estaminais adultas para evitar os problemas éticos que implica o uso de células embrionárias, cuja obtenção supõe a destruição de seres humanos.

Enquanto isso, os investigadores da Universidade de Heinrich-Heine em Düsseldorf, Alemanha, publicaram um estudo realizado em 13 pacientes com severos problemas hepáticos, que não podiam submeter-se a uma intervenção cirúrgica.

Os que receberam células mãe adultas apresentaram um maior crescimento de tecido hepático são.